Breve Histórico
Em 18 de abril de 1968, Augusto de Almeida Lyra, atendendo à solicitação de parentes e amigos que visavam orientação no investimento em ações, fundou o Clube de Investimento Asa, o mais antigo Clube de Investimento do Brasil ainda em funcionamento.
Em 1985, quando houve a primeira regulamentação de Clubes de Investimentos da CVM, o Clube Asa de Investimento, que contava com 110 cotistas, teve seu crescimento limitado para 50 quotistas. Por conta dessa restrição, Heitor Lyra, gestor autorizado pelo ato declaratório CVM/SMI nº 14 de 30 de abril de 1985, seguindo exemplo de seu pai Augusto, reuniu amigos interessados em investir em ações, criando assim o Clube de Investimento Thor. A filosofia de gestão se desenvolveu pautada na troca de informações e ideias entre o gestor e os diversos associados, de modo que a carteira consolidasse o ponto de vista de todos.
Cabe ressaltar que, posteriormente, a CVM revisou a regulamentação, alterando novamente o limite máximo de 50 para 150 cotistas por Clube de Investimento.
Em 23 de maio de 2001, foi criada a Lyra Administração Financeira e Consultoria Ltda, autorizada pelo ato declaratório CVM nª 6364, que veio a consolidar sob a forma de gestora o trabalho já desenvolvido pela dupla. Sempre mantendo a característica de Clube de Investimento, visando e aspecto educacional e bom relacionamento entre os cotistas. Com os mesmos princípios, em 21 de dezembro de 2007, foi criado o Clube de Investimento Bragi voltado a consolidar os amigos da neta de Augusto, Laura Lyra Schuch, atualmente também diretora junto à gestora.
Nesse meio tempo, a CVM alterou novamente o número máximo de cotistas por Clube de Investimento para 50 cotistas, motivo pelo qual, em 24 de julho de 2013, surgiu Clube de Investimento Magni. A história do grupo se resume em uma trajetória de 48 anos e atualmente os Clubes são referencia de acesso ao mercado, servindo de base para diversos estudos Universitários.